J-FETs, MOSFETs, IGBTs, entre outros.
Inicialmente, para efeito de estudo, vamos analisar o transistor bipolar.
O transistor bipolar é a união de três camadas : a camada P(Positiva) e a camada N(Negativa), dependendo de qual é seu tipo NPN ou PNP.
O transistor NPN é a união de duas camadas N com uma P.Veja o exemplo:
O transistor é formado por emissor, base e coletor, sendo coletor e emissor de polaridades iguais. Genericamente o coletor deve ser ligado à carga do circuito e o emissor ligado à fonte e a base é a responsável por propiciar a condução de corrente do coletor ao emissor.A corrente que deve ser colocada na base é de mesmo sinal da camada que a forma.
Num circuito, o transistor funciona como dois diodos ligados entre si, veja o exemplo:
Mas desligado e sem polarização da base não há a circulação de corrente por ter camadas de depleção, que está localizada entre uma camada e outra, e ao haver a polarização da base ela desaparece.
Veja seu uso em um circuito:
Como foi usado um transistor NPN ao aterrarmos a base o mesmo não conduzirá pois suas camadas de depleção ainda estarão ativas.
Mas quando a chave estiver polarizando a base do transistor, então suas camadas de depleção desaparecem, conduzindo corrente para o LED, veja:
Os resistor R1 foi usado para limitar a corrente do LED e o resistor R2 foi utilizado para limitar a corrente que chega na base, já que uma corrente muito alta pode queimá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário