O meu omega 2.2 ano 97 estava com um defeito bem característico, na qual consistia na perda de força e falha em todos os regimes de rotação, limpando apenas depois dos 4.000 RPM.
Iniciei os testes nos sensores da injeção eletrônica, pois a centralina indicava erro de SINAL INCORRETO DO SENSOR DE ROTAÇÂO PMS, assim testei o mesmo e constatei que seu funcionamento era incorreto, ele até gerava os sinais, mas com sinal de sincronismo incorreto. Assim fiz a troca do mesmo mas o problema persistiu. Verifiquei a sonda Lambda (sensor de oxigênio) e estava em perfeito funcionamento. Apos fiz uma série de testes:
- Limpei e testei a vazão e a estanqueidade dos bicos injetores. Os mesmos não apresentaram nenhum defeito;
- Troquei o filtro de combustível, acreditando que poderia ser alguma sujeira. Sem sucesso.
- Testei a pressão da bomba de combustível, a qual tinha uma pressão poderosa de 3,5 bar, ou seja, dentro da normalidade;
- Testei o sensor MAP, o mesmo estava em perfeito funcionamento;
- Testei a válvula do cânister, a qual no omega não é elétrica, e sim à vácuo.
- Testei a valvula EGR (exaust gas recirculation) que fica perto da flauta de combustível, tudo normal;
- Testei o sensor de temperatura, que também se mostrou sem anomalias.
- E finalmente testei a bobina e cabos de velas, e os mesmos contavam com uma faísca poderosa.
A partir do teste de faisca com o motor ligado, notei que ao retirar o cabo do primeiro cilindro não ocasionava nenhuma variação no motor, já os outros causavam uma falha forte na rotação. Assim pude constatar que o cilindro 1 não estava em funcionamento. Retirei a vela e vi que a mesma estava queimada, e então tive a conclusão: devido ao problema de arrefecimento anterior, as velas sofreram a queima por super aquecimento.
Solução: Velas trocadas e problema resolvido.
OBS: Se alguém quiser saber como que efetua os testes nos sensores basta comentar a publicação.
OBS: Se alguém quiser saber como que efetua os testes nos sensores basta comentar a publicação.
boa noite tenho um omega na oficina montamos o motor dele porem o mesmo so falha. passamos no raster mas ele acusaou sensor de rotacao foi trocado por um novo mas continuou a falhacao,apertamos spray na flauta dos bicos e ele altera aceleracao mas nao melhora. velas novas cabos novos bobina nova o que pode ser???
ResponderExcluirOlha meu caro, deve-se fazer uma análise de todos os problemas possíveis, incluindo os que eu citei. Mas peço que você verifique a roda fônica do seu carro para ver se não há a falta ou torção dos dentes da mesma, o que causaria uma leitura incorreta do sensor de rotação. Caso não seja a mesma, faça os testes que citei e possivelmente encotrará o problema. Espero ter ajuda
ExcluirCara, o Omega 2.2 do meu primo está super quadrado.
ResponderExcluirRetiramos as velas e estão boas, retiramos os cabos de vela e estão passando corrente normalmente (sem excesso), falsa entrada de ar também não tem, fizemos o teste com jumpeamento e acusou código 66 (do ar condicionado, mas é antigo já).
Tudo começou após uma esticada que ele deu após alguns km do posto.( Abasteceu perto da reserva e após uns 60 km começou a ficar xoxo)
Retiramos o combustível para fazer teste do copo e ele não derreteu como deveria, seria essa uma gasolina batizada ?
Tente fazer o teste com outra gasolina, que pode sim haver a possibilidade de ser gasolina adulterada, tente também trocar o filtro de combustível, se acaso trocar o combustível nao resolver, tente efetuar um limpeza de bicos, se mesmo assim o problema persistir, leve à um mecânico para ver se nao houve um dano mais serio no motor, como por exemplo, a junta de cabeçote. Espero ter ajudado.
ExcluirO MEU ESTA RATIANDO MUITO NA GASOLINA E NO GÁS ESTA ÓTIMO, VELA NOVA
ResponderExcluirMeu ômega gls 2.2 as vezes parece que afoga se vc esperar ele começa a andar novamente mas se continuar acelerando ele apaga o que pode ser
ResponderExcluirMinha ômega 2.2 falhando troquei cabo vela bomba paro boa fui sai falhando acima 4 mil rpm não falha parece UE limpa pega tipo afogada oque pode se
ResponderExcluirOlá boa noite! Bom tenho um omega 95 e ele dois dias atrás andando na lenta ele começou a dar uns pinotes, e mas na velocidade alta ele cê alinhou.
ResponderExcluirE voltando pra lenta acontece a mesma coisa.
O que pode ser. Obrigado pela atenção. Me chamo: Anderson Machado.
O meu 3.0 falha em baixa e não tem disparada,so quando a rotação sobi um pouco q ele melhora o desempenho dele, alguem sabe o q pode ser?
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